-

Informações Úteis

Lançada a 3ª edição do livro “Tecnologia do PVC”

Livro sobre a Tecnologia do PVC

 

Após duas edições sob responsabilidade da Braskem (em 2002 e 2006), o Instituto Brasileiro do PVC apresenta em 2018 a 3ª edição do livro “Tecnologia do PVC”, que traz um amplo conteúdo sobre os principais temas relacionados ao PVC. A publicação promove discussão aprofundada sobre aspectos técnicos do PVC, fabricação, propriedades, características mais relevantes e aplicações. Aborda o pós-consumo, descarte correto e o alto potencial de reciclagem do material e seu ótimo desempenho em situações de incêndio. O conteúdo avança sobre as propriedades de referência e resistência química dos produtos de PVC, além da preparação de suas formulações e os eficientes mecanismos de estabilização térmica do material.

As duas primeiras versões alcançaram mais de 300 mil downloads, o que faz da publicação um verdadeiro best-seller. "O livro se tornou referência tanto para quem trabalha com o material como para quem estuda e quer saber mais sobre suas aplicações e formatos”, diz Antonio Rodolfo Jr., gerente de Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento de Mercado em Vinílicos da Braskem. De acordo com Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC, o livro é de suma importância para atualizar e levar conhecimento técnico sobre o PVC para especialistas e à sociedade, ação considerada estratégica para a entidade.

Conheça o comportamento do PVC em situações de incêndio

O Instituto Brasileiro do PVC produziu um documento sobre o comportamento do material em incêndios. O objetivo é apresentar as propriedades do PVC em aplicações voltadas à construção civil e arquitetura, frente a situações de calor e de incêndio propriamente dito. O documento aborda, entre outros temas, a capacidade do material de não propagar o fogo após iniciado o incêndio, a questão da produção de fumaça e liberação de gases durante a combustão.

Faça o download no link AQUI

Cursos

PVC é tema de cursos em universidades

Estudantes de grandes universidades brasileiras têm a oportunidade de conhecer mais sobre o PVC. O Instituto Brasileiro do PVC vem trabalhando para levar conhecimento técnico e atualizado sobre o material a estudantes por meio de cursos especializados, com conteúdo adaptável à necessidade de cada instituição. Entre as universidades parceiras nesse trabalho, estão a Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade São Judas Tadeu, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

Arquitetura e Construção – Materiais, Produtos e Aplicações

O curso é oferecido anualmente para alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com carga horária de 12 horas, o curso aborda conceitos introdutórios ao PVC e sua relação com o meio ambiente, estendendo-se a aplicações concretas/produtos como telhas, esquadrias, revestimentos, forros e tubos, passando por sistema construtivo concreto/PVC.

Tecnologia do PVC

O curso é oferecido anualmente pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a alunos de Engenharia. Tem duração de 30 horas e as aulas são ministradas semanalmente por especialistas do setor. Abordam desde formas de obtenção do PVC, aditivação, compostos de PVC flexível e rígido, blendas poliméricas, processo de transformação, entre outros assuntos, até questões relacionadas a aspectos toxicológicos, regulatórios e temas ambientais que envolvem o PVC.

Testemunhais

CONSUMIDOR

Thieres Rangel Cruz, empresário

"Em fevereiro de 2017, nossa casa na fazenda em Serra (ES) ficou pronta. São 400 m² de construção com uma cobertura de 750 m² em telhas de PVC. Conheci esse produto, de perto, numa visita que fiz ao fabricante para a compra de um outro material. Decidi pela compra ao constatar que é uma telha prática, leve, de fácil instalação e ótimo custo-benefício.

Optei pela cor cerâmica por se tratar de uma casa na fazenda, acho que combina mais! O resultado me deixou muito satisfeito, pela qualidade do produto, beleza e acabamento que proporciona. A casa se mantém mais fresca, mesmo no verão, e se ouve pouco barulho de chuva, se comparado às demais telhas. Já tivemos vários temporais na região e o desempenho do telhado foi perfeito."

CONSUMIDORA

Marli Rodrigues Soares

"Há três anos e meio, providenciei a cobertura de 60 m² da garagem de minha casa, em Tabatinga (DF), com telhas vinílicas. Queríamos um produto que tivesse um bom visual, fosse prático de instalar e seguro para o ambiente.

Acompanhei a instalação que foi muito prática e fácil, diferentemente de experiência que já tive com outros modelos de telhas. O material tem excelente custo- benefício, considerando a facilidade de instalação e, principalmente, porque não requer manutenção.

Estou tranquila, também, quanto à segurança da cobertura, caso ocorra um temporal com ventos. Fizemos a instalação das telhas vinílicas conforme recomendado pelo fabricante e não tivemos nenhum problema até o momento. Estou muito satisfeita!"







Acesso Exclusivo

Obrigado! Sua solicitação foi recebida!
Oops! Algo deu errado ao enviar o formulário.