Imprensa

A telha vinílica é uma alternativa à telha cerâmica, mas também a qualquer telha de outro material, como concreto, metal ou fibrocimento. Os principais diferenciais da telha vinílica são a agilidade da instalação e a utilização de estrutura mais leve, em razão da leveza do próprio produto. Não há necessidade de qualificação específica para a utilização do produto, permitindo, assim, uma significativa redução nos custos de estrutura e mão de obra. As pequenas coberturas, como de quiosques ou garagens, por exemplo, ficam prontas de um dia para outro. A instalação da telha vinílica numa casa, escola, em galpões industriais, logísticos e comerciais também é muito mais rápida que as alternativas tradicionais.

A solução está presente em diversos empreendimentos do programa de moradia do governo brasileiro “Minha Casa, Minha Vida”, destacando-se, adicionalmente, pela sua beleza e propriedade de isolamento térmico. As telhas vinílicas também vêm ampliando consistentemente sua penetração de mercado em residências de médio e alto padrão, onde a opção pelas telhas cerâmicas era tradicionalmente muito forte. Esse cliente adere à solução de PVC para cobrir áreas de lazer, quiosques, coberturas, como as da churrasqueira ou garagem, pois ele valoriza a facilidade de comprar os itens necessários em lojas de materiais de construção e carrega-los no seu próprio carro, podendo, inclusive, executar a instalação, uma vez que ela requer um mínimo de habilidade. Neste segmento, também há a possibilidade de produção de linhas premium sob medida para projetos específicos.

Setor

Todas as linhas de telhas vinílicas disponíveis no mercado brasileiro são produzidas por fabricantes locais. Atualmente as telhas vinílicas detêm 0,5% do mercado de telhas. Sua introdução no mercado brasileiro é recente, mas mundialmente a solução está plenamente consolidada. No Brasil destacamos o protagonismo do estado de Minas Gerais onde praticamente todas as lojas de materiais de construção já oferecem as telhas vinílicas. No Centro Oeste e Nordeste do Brasil a telha vinílicas é ressaltada nos anúncios de importantes Home Centers. No Sudeste podemos destacar além de Minas, o alto índice de uso das telhas vinílicas no Rio de Janeiro e em São Paulo a telha vinílica vem se consolidando e já tem participação significativa no portfolio dos principais revendedores de materiais de construção.

Sistema

O custo da solução completa (telhas e estrutura de madeira ou metal), ou “sistema”, das telhas vinílicas é extremamente competitivo, sendo praticamente igual ao fibrocimento, por exemplo. Quando considerada a mão de obra de montagem da estrutura e colocação das telhas torna-se mais competitivo que as telhas tradicionais de cerâmica. O sistema de drenagem de águas pluviais é o mesmo que o utilizado para as telhas em geral. O produto é vendido com os elementos de fixação e vedação: cumeeira central, lateral e triangular e fechamento da cumeeira, apresentando excelente estanqueidade.

As telhas vinílicas são produzidas em placas de grandes dimensões, simulando visualmente até 35 telhas cerâmicas. Elas permitem inclinações menores da cobertura e a camada de acrilato, aplicada para proteger a cor da telha vinílica, além de atribuir-lhe um brilho extremamente valorizado, torna sua superfície muito lisa, promovendo a lavagem pela própria chuva.





Acesso Exclusivo

Obrigado! Sua solicitação foi recebida!
Oops! Algo deu errado ao enviar o formulário.